Pular para o conteúdo principal

O quarto poder está oficialmente instituído no Brasil?

Reprodução.
Executivo, legislativo, judiciário. Somos acostumados nos bancos das escolas que os poderes constituídos no Brasil são esses três. Não demorará a algum autor de livro, com uma visão mais crítica, trazer a tona nos livros o quarto poder instituído no Brasil: O Presidiário – crime organizado para ser mais sofisticado. Cada dia mais poderoso e organizado passou de passagem pelo poder da imprensa, antes era o quarto. Agora tenho minhas dúvidas. 

Até onde o estado brasileiro tem o controle sobre o crime organizado? Com as constantes e sangrentas rebeliões que se alastraram no ano de 2017, uma questão como a de cima torna mais claro o poder, organização e de certa forma soberania sim do crime organizado.

Chefes do crime negociando com autoridades constituídas Policiais, batalhão de choque, agentes penitenciários tendo que esperar para entrar em um presídio onde está acontecendo uma rebelião. Pedindo licença literalmente.

Diante das circunstancias, vou mais além. Até o crime organizado já tem poder sob nossa constituição ditando artigos, parágrafos, incisos, etc? E no mundo da política, até onde está o poder de sua representação em câmaras municipais, estaduais, federais e congresso (preste atenção na reportagem do fantástico novamente). Em meio a tantas evidencias acho as perguntas salutares.

Vejo o crime organizado nesse país muito, mais muito mais organizado que o estado – O governo de um modo em geral. A sociedade civil está à mercê.

A qualquer momento que querem fogem dos presídios, nas ruas praticam-se delitos, conseguem armamento que parte das vezes só as forças armadas possuem, as senhas bancárias sucumbem perante o poder do crime organizado. O quarto poder?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio