Pular para o conteúdo principal

MISTÉRIOS DO MUNDO: Tubarão engravidou de si mesmo

Caso inédito de partenogênese é registrado. Tubarão engravidou de si mesmo.

Reprodução
Um caso de partenogênese, uma forma de reprodução assexuada associada normalmente a algumas espécies de plantas, bem como insetos e anfíbios, foi registrado em um tubarão fêmea chamado Leonie, em um aquário localizado em Townsville, na Austrália, de acordo com pesquisa publicada nesta segunda-feira (16) na Scientific Reports.

A ocorrência deste tipo de reprodução, que é caracterizado pelo desenvolvimento e crescimento de um embrião sem a fertilização, em um tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum) é inédito.

Segundo o estudo, Leonie apresentou uma mudança de reprodução sexuada para assexuada. O animal pariu três filhotes em 2013, após ter cruzado com um tubarão macho. Depois de ser separada de seu companheiro, três anos depois, em abril de 2016, voltou a botar ovos, ainda que não tenha tido contato com outro animal do sexo oposto nesse período.

Em nota, a doutora Chistine Dudgeon, uma das autoras do estudo e professora da Universidade de Queensland, afirmou que os pesquisadores chegaram a considerar a hipótese de o animal ter estocado esperma, mas esta teoria não se sustentou. "Quando testamos o DNA dos filhotes em busca de seus possíveis pais, descobrimos que eles só tinham células da Leonie".

Para os autores do estudo, a ausência de um companheiro abriu espaço para a haver uma adaptação no animal, desenvolvendo a possibilidade dele realizar a partenogênese. "Isto tem implicações enormes para a conservação e nos mostra o quão flexível o sistema reprodutivo do tubarão realmente é", afirmou Christine.

A possibilidade de os filhotes de Leonie também desenvolverem a possibilidade de fazer reprodução por meio da partenogênese será, agora, avaliada pelos pesquisadores. Caso isso ocorra, poderá ajudar a manter preservação da espécie, em risco de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

A partenogênese, por outro lado, pode levar à redução da diversidade genética ao longo das gerações de tubarão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.