Cosern reforça cuidados com a segurança durante construção, reforma e instalação de antenas de TV

Subestação Capim Macio (Maurício Cuca/Divulgação)
Por Paulo Araújo

A construção, ampliação e manutenção de residências e a instalação/reparo de antenas exigem cuidados com a segurança e representam, hoje, as principais causas de acidentes com energia elétrica em todo Brasil.

Por isso, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça os cuidados que devem ser tomados tanto por profissionais que atual nessa área quanto por consumidores em geral.

Confira a seguir as principais dicas de segurança:
  • Se você vai reformar ou ampliar a sua residência, é importante providenciar um Alvará do órgão municipal responsável. O órgão deve verificar se essa reforma ou ampliação pode ser feita de maneira segura em diversos aspectos. Um deles é se, durante e depois da intervenção, o imóvel vai respeitar uma distância segura da rede elétrica. Esse cuidado previne a ocorrência de acidentes com os profissionais contratados quanto com os moradores.
  • Redobre a atenção ao transportar escadas, subir em andaimes, fazer serviços de pintura, manusear vergalhões, barras de ferro e principalmente a régua metálica, um instrumento muito utilizado por pedreiros para nivelar paredes depois da aplicação do reboco. A proximidade e, em casos extremos, o contato com os fios pode provocar acidentes.
  • Não instale antenas de TV próxima da rede elétrica. Na hora de fazer reparos nesse equipamento, é importante ficar atento para que ela não incline para o lado e toque na fiação – o que pode provocar choque elétrico.
  • Continuamente, a Cosern tem divulgado estas e outras dicas importantes de segurança com a rede elétrica, além de fazer campanhas permanentes junto a entidades da construção civil, lojas de material de construção, palestras em escolas e na comunidade.

Comunicação Institucional e Sustentabilidade 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água