CIÊNCIAS: Vale apena saber – Morcegos-vampiros começaram a se alimentar de sangue humano no Brasil

Imagem reprodução
Os morcegos-vampiros da América do Sul começaram a se alimentar de sangue humano, dizem os cientistas - numa modificação alarmante e intrigante ao mesmo tempo.

Os pesquisadores encontraram DNA de frangos e humanos em fezes de morcegos - uma surpresa, já que os morcegos normalmente se alimentam de sangue de aves.
Enrico Bernard, da Universidade Federal de Pernambuco, disse à revista New Scientist: "Ficamos muito surpresos. Essa espécie não é adaptada para se alimentar de mamíferos”.

A equipe de Bernard analisou 15 amostras fecais de uma colônia de morcegos-vampiros encontrados nas áreas de caatinga do Brasil, relata o Science Alert. Eles descobriram que a população de aves na área caiu devido ao desmatamento, e que os morcegos tinham DNA tanto de aves quanto humano, em suas fezes.

A equipe escreve: "As condições das residências em Catimbau são muito duras e os animais domésticos da área estão em contato direto com os humanos, o que pode explicar a ocorrência de DNA humano em nossas amostras".

O que não está claro é como os morcegos se adaptaram ao sangue humano - e se sua nova dieta constitui risco para os seres humanos, já que a New Scientist relata que, no passado, mostrou-se que os morcegos transportavam o hantavirus, que pode ser letal para os humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA: Professor Bruno Coriolano concede entrevista ao Blog

Repórter Wilson Oliveira me passou informações preocupantes sobre situação da maternidade Claudina Pinto

Vereador Gilvan Alves doa um mês de salário e, consegue revitalizar Caixa D'água de comunidade do Góis

Nota de esclarecimento