Pular para o conteúdo principal

AMBIENTE: Fauna brasileira

Imagens reprodução.
Fauna brasileira: Como você já deve saber que a situação dos animais silvestres é preocupante em todo o mundo. Com as espécies brasileiras, o quadro não é muito diferente.

Com a perda de habitat, poluição, queimadas, caça, comércio ilegal de animais e outros fatores, o esforço de conservação se faz necessário para evitar a extinção de muitas espécies de nossa fauna e flora.

Fauna brasileira
A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro.  Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.

Biodiversidade da fauna brasileira
De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em diversidade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.

Somente em peixes de água doce, o Brasil tem cerca de 3000 espécies — número pelo menos três vezes maior que o de qualquer outro país.

Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram para a lista de espécies ameaçadas.

Pelo Brasil
Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri.

Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Na caatinga, Cerrado e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação.

Espécies extintas no Brasil
Muitas espécies da nossa fauna já estão extintas, como o Maçarico-Esquimó (Numenius borealis) e a Araraúna, também conhecida como Arara-Azul-Pequena, extinta desde fins do século XIX.

É preciso que políticos se mobilizem junto com a sociedade para preservar nossos animais, antes que muitos outros se percam para sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio