AMBIENTE: Fauna brasileira

Imagens reprodução.
Fauna brasileira: Como você já deve saber que a situação dos animais silvestres é preocupante em todo o mundo. Com as espécies brasileiras, o quadro não é muito diferente.

Com a perda de habitat, poluição, queimadas, caça, comércio ilegal de animais e outros fatores, o esforço de conservação se faz necessário para evitar a extinção de muitas espécies de nossa fauna e flora.

Fauna brasileira
A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro.  Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.

Biodiversidade da fauna brasileira
De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em diversidade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.

Somente em peixes de água doce, o Brasil tem cerca de 3000 espécies — número pelo menos três vezes maior que o de qualquer outro país.

Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram para a lista de espécies ameaçadas.

Pelo Brasil
Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri.

Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Na caatinga, Cerrado e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação.

Espécies extintas no Brasil
Muitas espécies da nossa fauna já estão extintas, como o Maçarico-Esquimó (Numenius borealis) e a Araraúna, também conhecida como Arara-Azul-Pequena, extinta desde fins do século XIX.

É preciso que políticos se mobilizem junto com a sociedade para preservar nossos animais, antes que muitos outros se percam para sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

POLICIAL: Mais um crime de homicídio em Apodi

POLICIAL: Acidente na BR 405 centro do Apodi

A saga do Prefeito Alan que só quer culpar os outros

“Esse Prefeito é incapaz de administrar até uma bodega”. Nilson de João Lucas, agosto de 2013