Pular para o conteúdo principal

AMBIENTE: Fauna brasileira

Imagens reprodução.
Fauna brasileira: Como você já deve saber que a situação dos animais silvestres é preocupante em todo o mundo. Com as espécies brasileiras, o quadro não é muito diferente.

Com a perda de habitat, poluição, queimadas, caça, comércio ilegal de animais e outros fatores, o esforço de conservação se faz necessário para evitar a extinção de muitas espécies de nossa fauna e flora.

Fauna brasileira
A Fauna do Brasil envolve o conjunto de espécies animais distribuídas por todo o território brasileiro.  Brasil abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra.

Biodiversidade da fauna brasileira
De maneira geral, a fauna brasileira não encontra rival em diversidade, com muitas espécies inexistentes em outras partes do mundo. São inúmeras as aves de rapina, como os gaviões, como as corujas e os mochos, as trepadoras, os galináceos, as pernaltas, os columbídeos e os palmípedes.

Somente em peixes de água doce, o Brasil tem cerca de 3000 espécies — número pelo menos três vezes maior que o de qualquer outro país.

Muitas espécies ainda estão sendo descobertas devido a vastidão de nosso território. Assim que são catalogadas, muitas já entram para a lista de espécies ameaçadas.

Pelo Brasil
Na selva amazônica existe uma abundante fauna de peixes e mamíferos aquáticos que habitam os rios e lagos. As mais conhecidas são o pirarucu e o peixe-boi (este em via de extinção).

Nas várzeas existem jacarés e tartarugas (também ameaçados de extinção), bem como algumas espécies de anfíbios, notadamente a lontra e a capivara e certas serpentes, como a sucuri.

Nas florestas em geral predominam a anta, a onça, os macacos, o preguiça, o caititu, a jiboia, a sucuri, os papagaios, araras e tucanos e uma imensa variedade de insetos e aracnídeos.

Na caatinga, Cerrado e campos são mais comuns a raposa, o tamanduá, o tatu, o lobo guará, o guaxinim, a ema, a seriema, perdizes e codornas, e os batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Há abundância de térmitas, que constroem montículos duros como habitação.

Espécies extintas no Brasil
Muitas espécies da nossa fauna já estão extintas, como o Maçarico-Esquimó (Numenius borealis) e a Araraúna, também conhecida como Arara-Azul-Pequena, extinta desde fins do século XIX.

É preciso que políticos se mobilizem junto com a sociedade para preservar nossos animais, antes que muitos outros se percam para sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.