MUNDO: A arca de Noé existe e se contra na Noruega

'Arca de Noé' atual fica na Noruega e custou R$ 27 milhões

Fotos: Dag Terje Filip Endresen/CC BY 2.0.
Clique para ammpliar
A Arca de Noé existe. Ela não tem muito a ver com a passagem do Velho Testamento, mas desempenha uma importância singular para a preservação de vegetais. Essa, inclusive, é a principal diferença entre as histórias: a atual armazena apenas plantas.

O compartimento se chama Svalbard Global Seed Vault, (Silo Global de Sementes de Svalbard – em português), e foi construído na Noruega. Trata-se de uma estrutura lacrada e montada na base da montanha de Platåberget, que se localiza na ilha de Spitsbergen.

Os responsáveis pelo projeto armazenam sementes da maioria das espécies vegetais. O mais interessante: o governo norueguês gastou 9 milhões de dólares na construção do compartimento, que foi inaugurado em 26 de fevereiro de 2008 e não tem fins lucrativos.

Ainda falta muito para preencher toda capacidade da “arca”, que é de 2,25 bilhões de sementes, mas ela já está na iminência de se tornar a maior reserva de sementes do mundo. A lista de sementes disponíveis Para verificar a lista de sementes, clique AQUI.

LOCAL ESCOLHIDO ‘A DEDO’
O compartimento foi construído no ponto habitado mais próximo do Pólo Norte, e isso tem um motivo. O local tem temperatura média de -18°C, ideal para preservar as sementes mesmo que seu sistema de refrigeração falhasse.

Os noruegueses pensam na sobrevivência da humanidade: a prioridade é dada a plantas que possam servir de alimento, o que garantiria a sobrevivência se houvesse uma catástrofe em escala global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água