Conselheiro Gilberto Jales toma posse como presidente do Tribunal de Contas

Por Viktor Vidal

O conselheiro Gilberto Jales tomou posse nesta sexta-feira (16) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), durante sessão extraordinária realizada no plenário da Corte. Gilberto Jales enfatizou, em seu discurso de posse, a importância de “um controle externo moderno, necessário para a efetividade das políticas públicas”. "Para isso, é necessário melhorar os instrumentos de planejamento, tornar as ações mais transparentes, reais, participativas, buscando o desenvolvimento local e sustentável”, ressaltou.

Após ser empossado no cargo, o novo presidente deu posse ao conselheiro Tarcísio Costa, como vice-presidente, Carlos Thompson Costa Fernandes, como corregedor, Renato Costa Dias, como ouvidor e Paulo Roberto Chaves Alves, como diretor da Escola de Contas. Tomaram posse ainda, na 1ª Câmara, a conselheira Adélia Sales (presidente) e os conselheiros Tarcísio Costa e Carlos Thompson Costa Fernandes. Na 2ª Câmara, os conselheiros Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior (presidente), Renato Costa Dias e Paulo Roberto Chaves Alves.

Ao fazer um balanço de sua gestão, Carlos Thompson agradeceu aos demais conselheiros e à equipe pelas conquistas alcançadas. “Plantamos sementes que já estão dando frutos”, disse, lembrando que a solidez técnica, abnegação e coragem foram fundamentais para a realização da missão a que foram designados, destacando um leque de ações, entre as quais a realização de concurso público para auditor; a aprovação de resoluções que tratam da ordem cronológica de pagamento; o sistema de fiscalização da evolução patrimonial; criação do setor de inteligência e outros.

A posse dos novos dirigentes contou com a presença dos presidentes da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), respectivamente os conselheiros Valdecir Pascoal e Sebastião Helvécio. Ambos destacaram o trabalho profícuo realizado na Corte de Contas Potiguar, com repercussão em vários TC´s do país. “Os Tribunais passam por um momento de aprimoramento institucional e aqui temos vários exemplos de um trabalho profícuo”, ressaltou Valdecir. Sebastião Helvécio complementou que esse trabalho vem sendo possível “através do conhecimento e da capacitação "Queremos melhorar a administração pública brasileira”, disse.

A solenidade também foi prestigiada pelo governador do Estado, Robinson Faria; pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza; prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; prefeita eleita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação Social TCE/RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água