Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS: Vale a pena saber – Beber água em excesso pode matar

Médicos alertam sobre os perigos da intoxicação por água

Reprodução.
Tomar água é vital para a nossa sobrevivência, mas o excesso pode matar, afirmam os especialistas. Os rins controlam a quantidade de água e sais no organismo, mas quando uma pessoa toma líquido demais em um curto período de tempo, os rins podem não conseguir eliminar a quantidade necessária a tempo, de modo que o sangue acaba cheio de água.

Excesso de água nas células do cérebro pode causar inchaço, convulsões e até a morte. Beber muita água pode causar uma doença fatal chamada hiponatremia - baixo nível de sal no sangue”, diz a nutricionista Megan Alsford ao Be. A quantidade de água que uma pessoa precisa beber é muito individual. Mesmo assim, eu recomendo que ninguém beba grandes quantidades de água de uma só vez.”

Na semana passada, uma mulher de 59 anos quase morreu após tomar água demais, tentando acabar com uma infecção urinária. Ela foi levada até o King’s College Hospital em Londres, onde recebeu atendimento e um diagnóstico de hiponametria após tomar meio litro de água a cada 30 minutos.

Durante a sua visita ao departamento de emergência, ela estava instável e confusa”, disseram os médicos sobre os sintomas observados durante a consulta. “Ela vomitou várias vezes, estava com muita dificuldade para falar e tinha tremores.”

No entanto, Megan diz que a doença é bastante rara em indivíduos saudáveis. “Se você está sentindo muita sede, provavelmente está desidratado”, diz ela. Caso você tenha vômitos, diarreia e tenha feito exercícios de alto impacto por mais de uma hora, pode ser necessário repor eletrólitos. Há muitas bebidas no mercado que podem ajudar com isso.

Acredita-se que o artista americano Andy Warhol morreu em 1987 devido à intoxicação por água, após ter feito uma cirurgia para remoção de vesícula. As autoridades da Área de Saúde recomendam que as pessoas bebam cerca de oito copos de água por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu a jovem Ellaine Torres

Ellaine Torres se foi... Perdeu a luta para sua enfermidade. Foi uma guerreira. Resistiu enquanto pode. Não deu. Muito jovem, deixa filhinha, familiares e um mundo de amigos órfãos.
Muito triste para todos nós a perda de uma pessoa do bem e que tinha uma vida inteira pela frente.
Que Deus possa nos conceder o conforto. O sepultamento de Ellaine Torres será às 16 horas, no cemitério parque saudade.
Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida Senhor. Salmos 119:50”.

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…