Pular para o conteúdo principal

ASTRONOMIA: Misteriosos sinais de rádio vindos do espaço impressionam cientistas

Reprodução.
Os misteriosos sinais de rádio vindos do espaço conhecidos como “explosões rápidas de rádio” são ainda mais impressionantes do que imaginávamos - liberando enormes quantidades de energia na forma de raios gama.

Esta descoberta indica que as “explosões rápidas de rádio” podem rivalizar com as supernovas no que diz respeito ao total de energia liberada. Radiotelescópios têm detectado estas explosões desde 2001. São vibrações de alta energia incrivelmente curtas, durando apenas alguns milissegundos e liberando a mesma quantidade de energia emitida pelo sol em um dia.

Os cientistas já estavam perplexos com os sinais, e alguns sugeriram que eles poderiam ser obra de inteligência extraterrestre. Agora, os pesquisadores descobriram um “estrondo” de raios gama, acompanhado do “assobio” da energia de rádio.

O assobio pode ser detectado por radiotelescópios posicionados na Terra, enquanto os raios gama são captados por satélites de alta energia, como o Missão Swift, da NASA. A descoberta pode indicar que os sinais vêm de duas estrelas de nêutrons, colidindo para formar um buraco negro.

Kohta Murase, professor e teórico da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse: “A longa escala de tempo da emissão dos raios gama, embora inesperada em ambos os modelos, deve ser possível em um evento de fusão se a observarmos pela lateral, em um cenário fora do eixo.”

Esta descoberta revoluciona nossa imagem das explosões rápidas de rádio, já que aparentemente algumas delas se manifestam tanto através do assobio quanto do estrondo,” diz o coautor do estudo Derek Fox, professor de astronomia e astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia.

As estimativas de frequência e distância das explosões sugerem que, independentemente do que forem, são um fenômeno relativamente comum, ocorrendo em algum lugar do universo mais de 2 mil vezes por dia.”

Comentários

  1. Essas explosões em nada nos atinge. Já as previsíveis explosões das bombas do próximo primeiro de janeiro, por ocasião da estrondosa posse do eleitos, essas, sim, nos tirarão o sono.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio