Pular para o conteúdo principal

ASTRONOMIA: Misteriosos sinais de rádio vindos do espaço impressionam cientistas

Reprodução.
Os misteriosos sinais de rádio vindos do espaço conhecidos como “explosões rápidas de rádio” são ainda mais impressionantes do que imaginávamos - liberando enormes quantidades de energia na forma de raios gama.

Esta descoberta indica que as “explosões rápidas de rádio” podem rivalizar com as supernovas no que diz respeito ao total de energia liberada. Radiotelescópios têm detectado estas explosões desde 2001. São vibrações de alta energia incrivelmente curtas, durando apenas alguns milissegundos e liberando a mesma quantidade de energia emitida pelo sol em um dia.

Os cientistas já estavam perplexos com os sinais, e alguns sugeriram que eles poderiam ser obra de inteligência extraterrestre. Agora, os pesquisadores descobriram um “estrondo” de raios gama, acompanhado do “assobio” da energia de rádio.

O assobio pode ser detectado por radiotelescópios posicionados na Terra, enquanto os raios gama são captados por satélites de alta energia, como o Missão Swift, da NASA. A descoberta pode indicar que os sinais vêm de duas estrelas de nêutrons, colidindo para formar um buraco negro.

Kohta Murase, professor e teórico da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse: “A longa escala de tempo da emissão dos raios gama, embora inesperada em ambos os modelos, deve ser possível em um evento de fusão se a observarmos pela lateral, em um cenário fora do eixo.”

Esta descoberta revoluciona nossa imagem das explosões rápidas de rádio, já que aparentemente algumas delas se manifestam tanto através do assobio quanto do estrondo,” diz o coautor do estudo Derek Fox, professor de astronomia e astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia.

As estimativas de frequência e distância das explosões sugerem que, independentemente do que forem, são um fenômeno relativamente comum, ocorrendo em algum lugar do universo mais de 2 mil vezes por dia.”

Comentários

  1. Essas explosões em nada nos atinge. Já as previsíveis explosões das bombas do próximo primeiro de janeiro, por ocasião da estrondosa posse do eleitos, essas, sim, nos tirarão o sono.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu a jovem Ellaine Torres

Ellaine Torres se foi... Perdeu a luta para sua enfermidade. Foi uma guerreira. Resistiu enquanto pode. Não deu. Muito jovem, deixa filhinha, familiares e um mundo de amigos órfãos.
Muito triste para todos nós a perda de uma pessoa do bem e que tinha uma vida inteira pela frente.
Que Deus possa nos conceder o conforto. O sepultamento de Ellaine Torres será às 16 horas, no cemitério parque saudade.
Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida Senhor. Salmos 119:50”.

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…