No Rio Grande do Norte, 47 mulheres são eleitas prefeitas

Os eleitores de 47 municípios potiguares elegeram no último domingo (2) uma mulher para assumir a prefeitura nos próximos quatro anos. Assim, das 167 cidades do Rio Grande do Norte, 28,14% delas terão mulheres no poder executivo municipal.

Os partidos com maior representação feminina nas prefeituras são PMDB e PSD - cada um elegeu 15 prefeitas. O DEM elegeu oito mulheres, o PR venceu as eleições em três cidades e o PP ganhou a votação em dois municípios. PT, PSB, PSDB e PC do B elegeram uma prefeita cada.

No RN, as três mulheres mais votadas foram Rosalba Ciarlini, em Mossoró, com 67.476 votos, seguida de Drª. Fernanda, de Santa Cruz, votada por 13.034 eleitores e Fátima Marinho, que recebeu 9.817 votos em Canguaretama.

Dobra representação feminina na Câmara Municipal de Natal
A partir de 2017, a Câmara de Vereadores de Natal passará a ter oito mulheres, o dobro do que tem atualmente. Das quatro vereadoras eleitas em 2012, três foram reeleitas no último domingo: Eleika Bezerra (PSL), Eudiane Macedo (SD) e Júlia Arruda (PDT). Segunda mais votada em Natal, Amanda Gurgel (PSTU) não conseguiu a reeleição por causa do quociente eleitoral.

Com 29 vereadores, a Câmara terá 14 novos nomes para o próximo mandato e cinco deles são de mulheres: Carla Dickson (PROS), Natália Bonavides (PT), Ana Paula (PSDC), Wilma de Faria (PT do B) e Nina Souza (PEN).

Partido da Mulher
Apesar do nome, o Partido da Mulher Brasileira elegeu três homens para vereador em Natal nas eleições deste domingo e nenhuma mulher. Dinarte Torres, Robson Carvalho e Aldo Clemente se elegeram pelo PMDB e são alguns dos novos vereadores da capital potiguar.

Comentários

  1. Muito bom. É preciso efeminar o poder e tirar a inhaca de macho das sedes executivas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

EM TEMPO: Reunião da APAMI – As contradições do chefe do executivo

MENSAGEM: Apodienses vencedores

CHARTON REGO: “Faça o repasse e tudo fica em dias. E deixe a fiscalização para, ou quer ser Vereador agora senhor prefeito?”

ISSO PODE ARNALDO? “Na oportunidade servi um lanche para os colegas funcionários efetivo do Município, que são os que estão trabalhando na ação”