Justiça determina 2mil de multa para coligação do PMDB

O Juiz Eleitoral da 35ª Zona, Dr. Eduardo Neri Negreiros, lavrou sentença com multa de R$ 2 mil para coligação do PMDB.  O motivo é Por propaganda irregular essa é a primeira. São duas a segunda deve ser maior o valor visto a reincidência.

Acompanhei abaixo trecho da sentença do Dr. Eduardo Negreiros:

Trata-se de Representação por propaganda eleitoral irregular em desfavor de ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO, candidato ao cargo de Prefeito de Apodi/RN pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, Coligação "Renovação e Esperança”.

A parte Impugnante requereu, liminarmente, a remoção de propaganda irregular, sob a alegação de que ¿sua permanência até a decisão final violará o princípio da igualdade entre os candidatos”.
Em decisão proferida às fls. 10/11, determinou-se a notificação do representado para a retirada da propaganda irregular e apresentação de defesa.

O representado, após notificação, apresentou contestação às fls. 16/19, pugnando pela reconsideração quanto à decisão, além da improcedência da representação, comprovando o cumprimento da decisão liminar às fls. 25/27.

O Ministério Público emitiu parecer às fls. 29-30, opinando pela procedência da representação, para confirmar a decisão liminar e impor multa ao representado.

É a síntese dos autos. Decido.

No que concerne aos adereços que podem ser inseridos nos comitês de campanha eleitoral, o Código Eleitoral, em seu art. 244, inciso I, dá um tratamento diferenciado, o que também foi definido no art. 10, da Res. TSE nº. 23.457/2015. Vejamos, ipsis litteris:

Art. 10. É assegurado aos partidos políticos registrados o direito de, independentemente de licença da autoridade pública e do pagamento de qualquer contribuição, fazer inscrever, na fachada de suas sedes e dependências, o nome que os designe, pela forma que melhor lhes parecer (Código Eleitoral, art. 244, inciso I).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Nordeste

REINO ANIMAL: Insetos que sofrem metamorfose

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis

VOLTA ÀS AULAS: Escola Sebastião Gurgel fará aula inaugural nesta sexta, 23

OPERAÇÃO MANUS: MPF questiona quantidade de testemunhas apontadas por Eduardo Cunha