Comitê ajuda a modernizar a gestão universitária da UFRN

Por Sirleide Pereira

Os procedimentos para adquirir um produto; como solicitar um reparo em uma peça ou pedir manutenção para máquinas, equipamentos, utensílios, móveis e outros bens públicos duráveis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão normatizados em breve pelo Comitê Gestor de Aquisição e Contratação (CGAC), instalado na manhã desta sexta-feira, 16, pela administração central da Universidade.

Exigência do último Acórdão do Tribunal de Constas da União (TCU) e acatado como instrumento para reforçar a eficiência na gestão pública, “o CGAC funcionará em caráter permanente e deve padronizar em curto prazo rotinas essenciais ao bom funcionamento da universidade”. Esta foi a principal recomendação da reitora na primeira reunião com titulares e suplentes na Sala de Reunião da Reitoria.

A modernização da gestão universitária consta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2015-2019)”, observou Angela Maria Paiva Cruz. Pró-reitor de Administração (Proad) e presidente do Comitê, Anailson Gomes, observou que os padrões a serem estabelecidos para as aquisições e contratações vão facilitar o dia a dia da universidade, “porque ao Comitê compete pensar melhorias para os processos e procedimentos diários”. “O resultado deste trabalho vai fazer a diferença na gestão desta universidade”, completou a pró-reitora adjunta de Administração e vice-presidente do CGCAC/UFRN, Maria do Carmo Araújo de Medeiros.

Composição
Critérios e planejamento são palavras-chave para o trabalho que os 16 representantes de diferentes áreas vão executar de hoje em diante no Comitê. Do esforço devem sair normas e procedimentos para aquisição de pessoas e bens públicos; calendário anual de compras e respectiva divulgação; manutenção e aquisição de bens; cronograma de licitação; acompanhamento de contratos e fluxos de trabalho, entre outros resultados. “Esta tarefa vai aperfeiçoar a governança pública e nos garantirá mais planejamento, assertividade e menos riscos”, avaliou a reitora ao agradecer a colaboração dos participantes.  
Ascom – Reitoria/UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA: Rio Apodi amanheceu de barreira a barreira, lagoa do Apodi tomando muita agua

EITA PIULA: Ex-secretário de turismo Júnior Costa desmente matéria da assessoria de Alan e mostra provas

NATUREZA: Praticamente 10 anos depois a Lagoa do Apodi volta a ter um grande volume d’água