CIÊNCIAS E A SAÚDE: Setembro Dourado - 18 de setembro é o dia nacional de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma

Foto: Divulgação. Clique para ampliar.
Por Zenaide Castro

No dia 18 de setembro o Brasil inteiro se mobiliza em torno do diagnóstico precoce do Retinoblastoma (tumor que afeta a retina, o fundo do olho). É um dos tipos de câncer que mais acomete crianças e adolescentes. O dia D de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma faz parte da programação da campanha SETEMBRO DOURADO, que está sendo desenvolvida em todos os estados pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, entidade congrega 49 instituições espalhadas por todo o País. A campanha visa chamar a atenção, através de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce.

Retinoblastoma
Segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica, o Retinoblastoma é um tumor maligno originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária, compreendendo de 2 a 4 % dos tumores malignos pediátricos. É o tumor maligno ocular mais frequente da infância. Ele afeta 80% das crianças abaixo de três a quatro anos, sendo que a média de idade do diagnóstico é dois anos.

O Retinoblastoma pode ser classificado como esporádico ou hereditário. Na forma esporádica, o tumor é unilateral (afeta um olho apenas) e corresponde entre 60% e 70% dos casos. Na forma hereditária, o tumor pode ser unilateral, correspondendo a 15% dos casos, ou bilateral (os dois olhos são afetados) que corresponde a 25% dos casos.

Os sinais e sintomas do Retinoblastoma dependem de seu tamanho e da sua localização. O sinal mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”). Isso decorre do descolamento de retina causada pela massa do tumor, com sua possível visualização através da pupila. Outros sinais encontrados são: estrabismo, sangramento de alguma parte do olho, perda de visão, vermelhidão dos olhos, heterocromia (um olho de cada cor) e glaucoma (doença que atinge o nervo óptico) secundário.

Teste do Olhinho em bebês detecta precocemente
O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico. Exames de imagem como tomografia de crânio e órbita ou ressonância, são indicados para confirmação diagnóstica e avaliação da extensão do tumor. O diagnóstico histológico é confirmado após a retirada do globo ocular, indicada como tratamento em alguns casos.

Para detectar o Retinoblastoma em bebês existe o Teste do Olhinho, um exame que pode ser realizado ainda na maternidade para observar o reflexo da pupila da criança. É um exame muito simples, não é invasivo. Durante o procedimento, o médico incide uma fonte de luz na pupila da criança e observa a cor do reflexo – que geralmente é vermelho ou alaranjado, a depender da luz incidida. A partir deste reflexo, é possível constatar a presença de vários tipos de lesões, como retinoplastia da prematuridade, cegueira, glaucoma, catarata, ou ainda infecções e traumas que podem ter ocorrido durante o parto. O objetivo é prevenir lesões irreversíveis e diagnosticar precocemente problemas, como o Retinoblastoma.

Tipos de tratamento
O tratamento é programado de acordo com a extensão da doença, se o tumor está apenas dentro do olho ou atingindo nervo óptico, se acomete apenas um ou dois olhos, assim como se apresenta metástases ou não. Os tipos de tratamento desse tipo de tumor são: retirada do globo ocular, termoterpia transpupilar (radiação infravermelha que provoca a hipertermia do tecido do tumor), crioterapia (substâncias que rebaixam a temperatura do tecido), laser, braquiterapia (terapia aproximação ou inserção da fonte de radiação no paciente), radioterapia externa e quimioterapia.

Os objetivos do tratamento dos pacientes com Retinoblastoma é preservar da vida e visão do paciente. A sobrevida para pacientes tem melhorado muito nos últimos anos, devido aos avanços com diagnósticos precoces e melhores opções terapêuticas. Outras informações AQUI.
Assessoria de Imprensa
CONIACC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECOMENDAÇÃO: Ministério Público recomenda que Prefeitura de Apodi cancele todos os convênios que possui com APAMI

EM TEMPO: Negócios – Apesar do pouco tempo no mercado a San Valle já é sucesso em toda região

Sem ter o que comemorar, Prefeitura de Apodi encerra ano entregando pintos

Finalmente, o que dizer sobre nossa triste realidade?