Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS E A SAÚDE: Setembro Dourado - 18 de setembro é o dia nacional de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma

Foto: Divulgação. Clique para ampliar.
Por Zenaide Castro

No dia 18 de setembro o Brasil inteiro se mobiliza em torno do diagnóstico precoce do Retinoblastoma (tumor que afeta a retina, o fundo do olho). É um dos tipos de câncer que mais acomete crianças e adolescentes. O dia D de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma faz parte da programação da campanha SETEMBRO DOURADO, que está sendo desenvolvida em todos os estados pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, entidade congrega 49 instituições espalhadas por todo o País. A campanha visa chamar a atenção, através de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce.

Retinoblastoma
Segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica, o Retinoblastoma é um tumor maligno originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária, compreendendo de 2 a 4 % dos tumores malignos pediátricos. É o tumor maligno ocular mais frequente da infância. Ele afeta 80% das crianças abaixo de três a quatro anos, sendo que a média de idade do diagnóstico é dois anos.

O Retinoblastoma pode ser classificado como esporádico ou hereditário. Na forma esporádica, o tumor é unilateral (afeta um olho apenas) e corresponde entre 60% e 70% dos casos. Na forma hereditária, o tumor pode ser unilateral, correspondendo a 15% dos casos, ou bilateral (os dois olhos são afetados) que corresponde a 25% dos casos.

Os sinais e sintomas do Retinoblastoma dependem de seu tamanho e da sua localização. O sinal mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”). Isso decorre do descolamento de retina causada pela massa do tumor, com sua possível visualização através da pupila. Outros sinais encontrados são: estrabismo, sangramento de alguma parte do olho, perda de visão, vermelhidão dos olhos, heterocromia (um olho de cada cor) e glaucoma (doença que atinge o nervo óptico) secundário.

Teste do Olhinho em bebês detecta precocemente
O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico. Exames de imagem como tomografia de crânio e órbita ou ressonância, são indicados para confirmação diagnóstica e avaliação da extensão do tumor. O diagnóstico histológico é confirmado após a retirada do globo ocular, indicada como tratamento em alguns casos.

Para detectar o Retinoblastoma em bebês existe o Teste do Olhinho, um exame que pode ser realizado ainda na maternidade para observar o reflexo da pupila da criança. É um exame muito simples, não é invasivo. Durante o procedimento, o médico incide uma fonte de luz na pupila da criança e observa a cor do reflexo – que geralmente é vermelho ou alaranjado, a depender da luz incidida. A partir deste reflexo, é possível constatar a presença de vários tipos de lesões, como retinoplastia da prematuridade, cegueira, glaucoma, catarata, ou ainda infecções e traumas que podem ter ocorrido durante o parto. O objetivo é prevenir lesões irreversíveis e diagnosticar precocemente problemas, como o Retinoblastoma.

Tipos de tratamento
O tratamento é programado de acordo com a extensão da doença, se o tumor está apenas dentro do olho ou atingindo nervo óptico, se acomete apenas um ou dois olhos, assim como se apresenta metástases ou não. Os tipos de tratamento desse tipo de tumor são: retirada do globo ocular, termoterpia transpupilar (radiação infravermelha que provoca a hipertermia do tecido do tumor), crioterapia (substâncias que rebaixam a temperatura do tecido), laser, braquiterapia (terapia aproximação ou inserção da fonte de radiação no paciente), radioterapia externa e quimioterapia.

Os objetivos do tratamento dos pacientes com Retinoblastoma é preservar da vida e visão do paciente. A sobrevida para pacientes tem melhorado muito nos últimos anos, devido aos avanços com diagnósticos precoces e melhores opções terapêuticas. Outras informações AQUI.
Assessoria de Imprensa
CONIACC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.