CIÊNCIAS E A SAÚDE: Psicóloga orienta sobe os preparativos para o ENEM

Por Magnos Alves

Muitos estudantes já estão dedicando horas e horas para fazer um bom Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016. Para contribuir com quem sonha com uma vaga no ensino superior, a psicóloga Lívia Vieira, do Hapvida, orienta sobre os preparativos para as provas.

Confira na entrevista abaixo:
- Quais fatores podem atrapalhar e piorar os níveis de ansiedade e estresse?
Falta de planejamento e organização; excesso de cobrança tanto dos familiares, amigos, quanto cobrança pessoal; estudo excessivo; período de descanso insuficiente; alimentação deficitária.

- O que os estudantes podem fazer para aliviar a ansiedade nesses últimos meses para o ENEM?
Tirar um dia para o lazer (passeio, cinema, praia, conversar com alguém querido.), algumas horas, ao menos; ser consciente do próprio limite; procurar priorizar, nesta fase, a resolução de exercícios e controle do tempo.

- O ambiente de estudo pode colaborar com uma preparação mais tranquila?
Sim, é necessário ambiente arejado, com boa iluminação, organizado, e com a menor quantidade possível de estímulos visuais e auditivos que favoreçam a desconcentração do candidato.

- Descansar, sair com os amigos, assistir filmes e outras atividades não relacionadas com estudo são alternativas que ajudam a reduzir a ansiedade?
Sim, ótimas alternativas.

- Além disso, o que os estudantes podem fazer para ficarem mais concentrados nos estudos?
Procurar deixar tudo o que precisar já próximo, por exemplo, água, lápis, borracha, e distanciar aquilo que o distrai, por exemplo, celular, televisão...

- Ter horários determinados para pausas nos estudos é importante?
Importantíssimo. O sistema neuronal precisa de pausas para melhor assimilação. A cada hora que se passa, programar o despertador para uma sessão curta de 2 a 5 minutos de relaxamento, para uma pequena caminhada; procurar se alimentar de forma saudável num intervalo de 3 em 3 hs; procurar dormir, se possível, num tempo contínuo de 8 hs.

Imprescindível confiar e acreditar em si e na sua capacidade, não desistir diante dos fracassos, fazer dos obstáculos degraus para o sucesso, cultivar pensamentos positivos.
Assessoria de Imprensa do Hapvida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

Diretora administrativa da maternidade Claudina Pinto pede demissão

EM TEMPO: Reunião da APAMI – As contradições do chefe do executivo

ABERRAÇÃO: Quem votou contra e quem votou a favor de mais desperdício de recursos públicos?

NOTA DE REPÚDIO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL DE APODI