AMBIENTE: Metrô na França gera energia com passos dos passageiros

Reprodução.
O piso do metrô de Sait-Omer, no norte da França, gera cerca de 7 watts de eletricidade sempre que passageiros passam por um dos 14 “tablados” retangulares de energia.

O mais impressionante é que essa geração de energia já é utilizada, na prática, dentro do próprio metrô.

A energia fica armazenada em pequenas baterias e tem um tempo de vida de 72 horas. A eletricidade está sendo usada para alimentar as lâmpadas de LED da estação.

O metrô também instalou duas entradas USB gratuitas para os passageiros recarregarem seus eletrônicos com a energia produzida por eles mesmo.

Planos e testes no Brasil 
A meta é que o metrô francês possa se tornar autossuficiente em energia limpa a partir dessa invenção. Não há, porém, data para que isso ocorra. A tecnologia do piso, inclusive, começa a ser testada no Rio de Janeiro.

O campo de futebol do Morro da Mineira produz energia a partir dos passos dos jogadores. Lá, a eletricidade gerada é usada para acender os refletores da quadra durante a noite.
Imagens em vídeo:

Comentários

  1. Enquanto isso, em Apodi o candidato a prefeito Alan Pinto não deu um passo pra ir ao debate promovido peli IFRN. O candidato da juventude fugiu dos jovens. A conveniência do despreparo e do desconhecimento. A frouxidão falou mais alto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO: Moradores registram formação de tempestade Supercélula no Paraná

EM TEMPO: Negócios – Apesar do pouco tempo no mercado a San Valle já é sucesso em toda região

Sem ter o que comemorar, Prefeitura de Apodi encerra ano entregando pintos

CURIOSIDADE: O sexo no mundo animal – tamanho do pênis