Pular para o conteúdo principal

FORAM BAIXADAS PORTARIAS CONJUNTAS DOS JUÍZES DA 35ª E 45ª ZONAS REGULAMENTANDO AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2016 EM APODI, FELIPE GUERRA, ITAÚ, SEVERIANO MELO E RODOLFO FERNANDES

Há proibições e sanções com multa em caso de descumprimento.

Reprodução.
Por Thiago Capistrano Andrade

Os Juízes Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas, respectivamente Dr. Marcio Silva Maia e Dra. Ana Clarisse Arruda Pereira, baixaram esta semana portarias conjuntas regulamentando a utilização de alguns meios de propaganda eleitoral para esta campanha de 2016 no âmbito de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, termos das duas zonas eleitorais.

Chama atenção a Portaria nº 02/2016 que trata dos famigerados paredões e dos fogos de artifícios. Os primeiros são conhecidos pelo potencial em incomodar a sociedade. Segundo o Chefe de Cartório da 35ª Zona, Thiago Capistrano, as queixas são bastante corriqueiras nesse período e relatam o uso indevido dos equipamentos de som nas proximidades de igrejas, escolas, hospitais e outros locais públicos que são resguardados pela legislação eleitoral.

De acordo com a Portaria, fica "permitida a circulação de carros de som (baratinhas, motos de som, bicicletas de som, carroças com som, por exemplo) e ministérios, com potência nominal de até vinte mil watts e desde que seja observado o limite de oitenta decibéis de nível de pressão sonora, medido a sete metros de distância do veículo". Portanto, quem desobedecer a presente regra, poderá ser multado em até R$ 2.000,00 (dois mil reais), sem prejuízo das demais sanções aplicáveis.

Há também a proibição de fogos de artifícios. Esta trata de uma prática mantida desde a eleição municipal de 2008, para coibir a utilização indevida de bombas caseiras ou de outros fogos que, para seu manuseio, exigem cuidados específicos de segurança. Dentre as reclamações mais comuns ouvidas da população estão a utilização de bombas caseiras, com a finalidade de provocação dos cidadãos correligionários de diferentes candidatos. A portaria também prevê multa para utilização indevida dos fogos, além de outras sanções aplicáveis.

Já a Portaria nº 06/2016, trata do calendário de realização de passeatas, carreatas e comícios para os candidatos das chapas majoritárias e candidatos a vereador. Segundo Thiago Capistrano, os juízes eleitorais das zonas entendem que a portaria vem para evitar transtornos como a impossibilidade de realização de eventos simultâneos para coligações adversárias. Ele explica que o contingente policial das cidades não dão conta da segurança de mais de um evento por vez. Vale lembrar que, com exceção de Apodi, em que também não é boa a situação, nos demais municípios não há mais que dois policiais militares para atender a necessidade da segurança de passeatas e carreatas. Dessa forma, a portaria prevê que a distribuição dos dias será realizada por sorteio, em reunião com os Representantes das Coligações/Partidos das Zonas. O calendário com as datas dos possíveis eventos será amplamente divulgado.

As Portarias Conjuntas, em resumo são:
- Nº 02/2016 - Proíbe paredão, fogos e etc;
- Nº 03/2016 - Fiscalização de Seção Eleitoral. Dia da Votação
- Nº 04/2016 - Atuação das forças armadas. Véspera, dia de votação e Apuração
- Nº 05/2016 - Eleitores necessidades especiais. Dia da Votação
- Nº 06/2016 - Calendário das passeatas, carreatas e comícios
- Nº 07/2016 - Lei seca - Eleições 2016

CLIQUE AQUI e confira o teor das Portarias Conjuntas dos Juízos Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas.
Fonte: Cartórios Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio