Novos alunos de Medicina participam de Aula Inaugural em Caicó

Fotos: Cícero Oliveira
Por Sirleide Pereira

Quarenta novos alunos participaram durante esta segunda-feira, 25, da Aula Inaugural da terceira turma da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó.  Mais de 90% dos novos estudantes de Medicina no Seridó são de municípios da região, conforme a política de expansão regional da instituição. Isso não quer dizer que pessoas de fora do RN sejam excluídas. Três deles, por exemplo, são paulistas: Victor Chausea, Gabriele de Lima Rosa e Caroline Xavier da Silva. Um paraibano, o jovem José Moreira de Nóbrega Neto, também faz parte da turma.

"O mais inovador na política de formação de médicos pela EMCM é contribuir para promover o desenvolvimento regional. Daí porque adotamos estratégias de seleção que priorizem egressos da região", anunciou o professor George Dantas, diretor da Escola, à nova turma.

Ao historiar a criação da EMCM e posteriormente apresentar os docentes, George Dantas detalhou as políticas de apoio estudantil praticadas na instituição, como bolsas e auxílios Moradia, Transporte, Creche, Alimentação e Atividades Específicas.

"Nossa meta é formar os melhores médicos do mundo, e isso só poderá ser feito com a participação de todos, como comunidade acadêmica, políticos e a sociedade seridoense", afirmou o diretor ao encerrar as atividades da manhã. No período da tarde os alunos compartilharam depoimentos sobre a escolha da profissão, a expectativa e os sonhos que levam às cadeiras da universidade.

As revelações desse momento foram surpreendentes, como o hábito de assistir desde criança a filmes que abordavam a Medicina, ou o nervosismo durante a fase preparatória para o processo seletivo. A maioria, no entanto, destaca o incentivo e apoio dos pais à opção de estudar Medicina no interior. Os jovens se mostram conscientes das condições precárias de atendimento à saúde da população mais carente do país.

A semana de acolhimento à nova turma de Medicina da EMCM de Caicó é coordenada pelas professoras Ádala Natal de Souza Neta e Liliana Pereira Braga, que buscam apresentar a instituição e promover interação entre os novos alunos. Entre as estratégias para estimular o trabalho em equipe, por exemplo, os universitários aprenderam a atravessar em um rio caudaloso, passando sobre pedras, em que cada um dependia da experiência e do empenho do outro.

A primeira turma da EMCM iniciou os estudos em Julho de 2014. Atualmente, são 120 alunos e um corpo docente composto por 46 professores, entre estes 11 doutores. A Escola possui 55 residentes neste ano, com previsão de que o número seja estendido para 112 em 2017. 
ASCOM – Reitoria/UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

EM TEMPO: Reunião da APAMI – As contradições do chefe do executivo

Diretora administrativa da maternidade Claudina Pinto pede demissão

ABERRAÇÃO: Quem votou contra e quem votou a favor de mais desperdício de recursos públicos?

MENSAGEM: Apodienses vencedores