Pular para o conteúdo principal

HISTÓRICO: A luta agora deve ser focada para investigar aplicação dos recursos e proteção do lençol freático

Ambição e lutas
Sempre um dos objetos de consumo do ex-deputado Henrique Alves foi a direção do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Seca), o departamento responsável pelo perímetro irrigado da Chapado do Apodi.

O DNOCS deu início às obras do perímetro irrigado da Chapado do Apodi em Agosto de 2013 (Clique AQUI e confira) depois de muita luta dos agricultores e agricultoras do Apodi e da Chapada contra o projeto, idos de 2010, 2011 e 2012.

A proposito, DNOCS, Henrique Alves, perímetro irrigado da Chapado do Apodi, o projeto da morte. Como esses nomes se confundem. São almas gêmeas, carne e unha, metades da laranja. (Clique AQUI, ver matéria a respeito).

Visita. clqiue para ampliar. 
Em 2014, o principal interessado no projeto, o então presidente da câmara Henrique Alves visitou as obras do projeto, que até então ainda estavam em andamento. (CLIQUE AQUI e confira matéria). As obras foram paralisadas por vários motivos, um deles, a empresa vencedora da licitação da obra com grandes dividas

Ao contrário de pessoas que só são contra o projeto da morte agora, depois que deixaram o poder, nossa linha de trabalho aqui nesse blog sempre foi contra o projeto da morte, isso por que geralmente esse tipo de projeto, voltado ao agronegócio, pouco se preocupam com a sustentabilidade do planeta.

Não há uma preocupação com os moradores desapropriando-os das terras onde nasceram e viveram, geralmente há um uso excessivo de agrotóxico na produção, exploração sem controle das águas do lençol freático, além de sua contaminação, se produz para exportação e não para o consumo interno, dentre outros danos sérios.

Clique para ampliar. 
Hoje, vi através de um dos inúmeros grupos dos quais participo, que pessoas farão protesto contra o projeto ao longo da semana. Inclusive, algumas quando estavam no poder. Politicagem na mais sua pura essência? A preocupação e os protestos teriam sido muito bem vindos em idos de 2010, 2011 e 2012, quando engajamos duras lutas contra esse projeto (CLIQUE AQUI e confira).

Hoje, as empresas, mesmo sem a conclusão do perímetro – que está muito longe ainda de sua conclusão – estão se instalando, com grandes investimentos no local, agricultores já foram tirado de suas terras e já estão explorando nosso lençol freático. Enfim... o agronegócio venceu de novo.

Quanto as obras do perímetro irrigado hoje estão paralisadas a quase dois anos (CLIQUE AQUI e confira). Elas pretendiam ou pretendem ainda trazer águas da barragem de Santa Cruz por meio de estão elevatória, para imigrar 9 mil hectares da Chapada.

No entanto, o que seria interessante, no meu modo de ver as coisas, era protestarmos para descobrir como os recursos que ai foram fartamente gastos, foram executados. Pois todos sabemos: obras iniciadas e não concluídas, jogadas pelo meio do caminho, constituir um gigantesco desperdício de recursos.

Para minorar os males, ainda se pode engajar lutas para chamar atenção para a proteção de nossa maior riqueza, o nosso lençol freático. Isso sim, merece ser discutido (CLIQUE AQUI e veja matéria).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio