Pular para o conteúdo principal

COEMA/FIERN discute preparação do RN para Transposição do Rio São Francisco

Reprodução.
Como o Rio Grande do Norte está se preparando para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco, esse tema foi o foco da Reunião da Comissão de Meio Ambiente (COEMA), realizada nesta quinta-feira (14), no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria. A reunião contou com a participação de várias instituições de classe e do Assessor da COEMA Nacional, Rogério de Castro, representando a Confederação Nacional da Indústria.

Esta temática que está sendo discutida aqui hoje, tem sido destaque nas discussões nacionais e no Conselho Nacional de Meio Ambiente, e o próprio Ministério do Meio Ambiente, tem cobrado das comissões uma posição sobre como os estados brasileiros que serão beneficiados pela transposição estão se preparando para isso”, informou.

A condução do debate foi feita pelo presidente da COEMA e Diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz. “Nós que fazemos parte do COEMA/Nordeste, que inclui o Nordeste setentrional, que é Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, temos verificado uma grande expectativa das comissões no sentido de que poderemos receber parte da transposição das águas do Rio São Francisco. E nesta reunião esperamos debater como o Estado está se preparando para receber esses benefícios”, disse Roberto.

O Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, representou o presidente Amaro Sales, e colocou à Federação à disposição para apoiar o debate. Além disso, Terceiro propôs que seja criado um Fórum sobre Águas e sua utilização na cidade de Apodi/RN.

Reprodução.
A cidade de Apodi tem um potencial aquífero excelente, com água de boa qualidade e em quantidade. Minha preocupação é sobre o uso dessa água, do como usar e até quando poderemos usar, por isso proponho a criação de um Fórum que seria o primeiro de uma série para debater estas questões e também esclarecer a população com informações corretas sobre a qualidade e o uso da água”, solicitou.

A pauta incluiu com apresentação do Presidente do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, sobre o Tema: Projeto de Integração das águas do Rio São Francisco: Perspectivas e Avanços para o Rio Grande do Norte.

Os participantes também acompanharam o Talk Show com Marcelo Saldanha Toscano, Presidente da CAERN, José Mairton Figueiredo de França, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, e o empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos, Diretor Presidente da Agrícola Famosa e Presidente do COEX (Comitê Executivo de Fitossanidade do RN).

O evento contou com a presença do Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro; do Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Rio Grande do Norte, e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, além de vários representantes dos municípios onde poderão chegar as águas da Transposição do Rio São Francisco.
Assessoria de comunicação

Comentários

  1. Agora sai a transposiçao do velho chico, que foi prometido por lula o termino em 2010, 2012,2015, 2016 e agora 2018, já se o temer foi efetivado será prioridade em 2017 será lançado um programa de revitalizaçao do velho chico, projeto tao sonhado pelos riberinhos que ja´era pra ter sido executado. Hoje vejo o grande atraso que o pt fez e faz ao brasil, deixando de priorizar obras necessarias como a transposiçao, rodovias, par construir estádios par copa, e olímpiadas uma tremenda lavagem de dinheiro pois vemos as empreteiras todas envolvidas na lava jato, hoje entendo porque lula trouxe, a copa do mundo e a olímpiadas no espaço de dois anos,algo inédito no mundo, e o que mais me deixa estarrecido é ver muitos defendendo o pt,que só trouxe mazelas pra nosso país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio