Pular para o conteúdo principal

Diaconia e CREAS chamam atenção para o “18 de Maio”

Data assinala o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Por Clara Cavalcanti

A Diaconia e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizam uma série de ações em Umarizal, a partir desta quarta-feira (18), para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A programação inclui debate com estudantes de escolas públicas, “blitz” educativa com motoristas e participação em um programa de rádio local. Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Fórum de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Fórum DCA) e Secretaria de Assistência Social são parceiros na iniciativa.

Queremos chamar atenção da sociedade para uma realidade que assusta, mas é, muitas vezes, abafada por questões culturais. A proteção à criança e ao adolescente deve ser prioridade em nossas casas, escolas e qualquer outro espaço de convivência, e qualquer caso suspeito deve ser, de pronto, denunciado às autoridades”, afirma a assessora político pedagógica da Diaconia, Djuliane Mcnamara.

Na quarta-feira (18), representantes das organizações envolvidas com a Campanha do 18 maio participam de debate no programa Evidência, a partir das 16h, na Rádio Fraternidade (104,9 FM), para alertar a população sobre os casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Somente no primeiro trimestre deste ano, o Disque 100 registrou cerca de 4.500 denúncias de violência sexual contra o público infantojuvenil no País.

No mesmo dia, das 8h às 17h, a Diaconia leva a mostra itinerante “Nem Tão Doce Lar” ao CRAS de Doutor Severiano, também no Oeste Potiguar. A exposição reproduz uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens no ambiente doméstico.

Já na quinta-feira (19), estudantes de nove escolas municipais e estaduais de Umarizal participam de uma Roda de Debate na Escola 11 de Agosto, no Centro, sobre a temática da violência sexual infantojuvenil, com a presença de representantes das organizações promotoras, Polícia Civil e Assistência Social.

A programação chega ao fim na segunda-feira (23), com a realização de uma blitz educativa no semáforo em frente à Prefeitura. Na ocasião, cerca de 500 motoristas serão abordados com a entrega de folders e adesivos relacionados à Campanha.

Entenda a data - No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O crime teve grande repercussão e virou um símbolo de toda a violência cometida contra as crianças no País. A partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, a data foi instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Assessora de Comunicação - D I A C O N I A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.