Pular para o conteúdo principal

[Agricultura em ação] Prefeitura de Apodi em parceria com a EMATER reabre Central de distribuição do Programa Compra Direta PAA

Na manhã desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Apodi através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado através da EMATER, reabriram a Central de Distribuição do Programa Compra Direta, no município de Apodi.

O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, e possibilita a inclusão sócio-produtiva no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar no RN.

No município do Apodi, o PAA – Compra Direta é operacionalizado pela EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura, essa parceria oferece assistência técnica a pequenos produtores, num processo de educação continuada, aprimorando a qualidade dos produtos comercializados. O Programa, adquire pelo preço de mercado os produtos dos agricultores familiares. São comprados itens como frutas e hortaliças, derivados do leite, carnes e produtos beneficiados (bolos, doces, biscoitos, etc). Os alimentos são repassados para creches, escolas e hospitais públicos, associações de idosos e outras instituições de assistência social.

A reestruturação da Central de Comercialização foi uma das prioridades da Gestão Apodi Terra Querida em parceria com o Governo do Estado, a unidade agora está funcionando na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Fazenda Santana no Bairro Cruz de Almas, e conta com um apoio logístico de recebimento e distribuição dos produtos. A unidade é composta por equipamentos e utensílios destinados a atender as demandas do programa.

Na manhã de hoje, na reabertura do espaço, a Central recebeu mais de cinco toneladas de melancias, a produção foi adquirida do agricultor familiar Bibiano Rebouças Torres, Genildo Rufino Filho, Jean Carlos de Oliveira Rufino e Francisco Rufino Filho, que tem suas unidades produtivas na região da Chapada. Os produtos foram entregues as escolas municipais cadastradas no programa, sendo elas: Escola Municipal Professora Lindaura Silva, Escola Municipal Professora Lourdes Mota, Escola Municipal Professor Veríssimo Gama, Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, Escola Municipal 12 de Outubro e Creche Sonho de Criança. Uma parceria também firmada com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Apodi.

A unidade estará aberta toda terça-feira feira para recebimento de produtos.
Assessoria da secretaria de agricultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu a jovem Ellaine Torres

Ellaine Torres se foi... Perdeu a luta para sua enfermidade. Foi uma guerreira. Resistiu enquanto pode. Não deu. Muito jovem, deixa filhinha, familiares e um mundo de amigos órfãos.
Muito triste para todos nós a perda de uma pessoa do bem e que tinha uma vida inteira pela frente.
Que Deus possa nos conceder o conforto. O sepultamento de Ellaine Torres será às 16 horas, no cemitério parque saudade.
Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida Senhor. Salmos 119:50”.

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…