Enem 2016 será 5 e 6 de novembro

Por Paulo Saldaña

O MEC (Ministério da Educação) deve anunciar nesta quinta-feira (14) a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016. As provas vão ocorrer no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

O Enem é realizado normalmente em outubro, mas por causa das eleições de 2016 a aplicação foi adiada – o que já aconteceu nos anos anteriores. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, agendou para esta quinta-feira entrevista coletiva para dar detalhes sobre o edital do exame.

O exame é adotado como seleção de praticamente todas as universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Pelo menos até o ano passado a prova também era usada para certificação de conclusão do ensino médio, mas o MEC anunciou que pretende criar outro exame para essa finalidade. A pasta, no entanto, não indicou quando o novo exame será lançado.

Em 2015, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscritos em 2015, mas 1,9 milhão (25,5%) faltaram. De acordo com regra criada no ano passado, estudantes isentos da tarifa em 2015 e que não compareceram na prova só poderão se inscrever novamente caso paguem a taxa. Também no ano passado o MEC aumentou a taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 63.
Da Folha de São Paulo
Publicado no Portal da Andifes: Quinta-Feira, 14/04/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2013/ 2016: APAMI e a gestão de Castelo

EM TEMPO: Reunião da APAMI – As contradições do chefe do executivo

Diretora administrativa da maternidade Claudina Pinto pede demissão

ABERRAÇÃO: Quem votou contra e quem votou a favor de mais desperdício de recursos públicos?

NOTA DE REPÚDIO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL DE APODI