Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA E A SAÚDE: Alho atua na limpeza do fígado

Reprodução
Um dos alimentos que mais agregam sabor à comida no dia a dia, o alho é também um importante aliado da boa saúde. Ele contém propriedades que fortalecem o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória, ajuda a aliviar dores, atua como protetor do sistema cardiovascular e, por fim, é um excelente antibacteriano.

Para o fígado, este alimento é fundamental devido a sua capacidade de promover a limpeza no órgão, ajudando a eliminar o que não faz bem. “É rico em alicina e aloeno, além de compostos organofosforados que facilitam a liberação de toxinas hepáticas”, explica a nutricionista Salete Brito, do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como esclarece a nutricionista Mirian Martinez, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o alho tem capacidade de ativar as enzimas do fígadoque ajudam o corpo a eliminar as toxinas. “Além da alicina, ele também tem altas quantidades de selênio, um composto natural que ajuda a limpar o órgão”, completa. A alicina é o principal princípio ativo do alho e a estrela que está por trás desta capacidade de proteger o organismo de diversos males. É ela também que confere o sabor e o odor característicos do bulbo, principalmente quando ele é cortado.

Modo de usar: por ser tão benéfico, deve ser consumido diariamente, principalmente cru ou como tempero nos preparos do cotidiano, conjuntamente com o azeite, a cebola e condimentos. Para aproveitar todas as propriedades, o ideal é que seja fresco. Se for refogado, é preciso não deixá-lo queimar, para que não perca suas propriedades nutricionais. Mas atenção, pois há limite de consumo. A recomendação das nutricionistas é para dois dentes por dia, já que em excesso pode causar irritação na mucosa gástrica e atémá digestão.

A faxina é no corpo
Se no fígado ele ativa enzimas que inibem o crescimento bacteriano e leva à eliminação de substâncias que não fazem bem, imagina o que este alimento pode fazer para o corpo todo! Ele tem o poder de favorecer a eliminação de tudo o que está em excesso no organismo. Entre tais excedentes podem estar o hormônio estrogênio e o muco na cavidade torácica. Com isso, é um eficiente “faxineiro” de órgãos como o útero e os pulmões. Ele limpa também as artérias, fluidifica e dificulta a coagulação do sangue e ainda ajuda a reduzir o mau colesterol e a pressão arterial. Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) juntamente com a Universidade de Brasília (UnB) apontou que as espécies brasileiras do bulbo são ainda mais potentes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

Vereador Charton Rêgo propõe inclusão do ensino de LIBRAS em escolas do Município

Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal.
A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias.
A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de c…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio