Pular para o conteúdo principal

ASTRONOMIA: Cientistas captam sinal de rádio misterioso vindo do espaço

O que é especialmente interessante sobre este achado, de acordo com um comunicado de imprensa da Universidade de McGill , é que não é a primeira vez que uma "explosão de rádio rápido" foi detectada por um instrumento que não seja o radiotelescópio Parkes, na Austrália. Antes de detecção do pulso, que foi feita no Observatório de Arecibo em 02 de novembro de 2012, ainda havia a especulação de que as ondas de rádio, podem ser originários de sobre ou perto da Terra. Isso não é mais o caso.

"Nosso resultado é importante porque elimina qualquer dúvida de que essas rajadas de rádio são verdadeiramente de origem cósmica", Victoria Kaspi, professor de astrofísica da Universidade McGill e investigador principal para este estudo, disse em um comunicado. "As ondas de rádio mostram todos os sinais de ter vindo de longe fora da nossa galáxia - uma perspectiva muito emocionante."

Apenas o que está causando essas explosões embora permanece um mistério, mas possibilidades incluem evaporação de buracos negros, estrelas de nêutrons se fundindo ou alargamentos enviados de magnetars McGill, que descreveu como "um tipo de estrela de nêutrons com extremamente poderosos campos magnéticos."

"Nós realmente não temos controle sobre o que eles são", o autor principal do estudo, Laura Spitler, que descobriu o fenômeno ao fazer a pesquisa de doutorado na Universidade de Cornell e agora está no Instituto Max Planck de Radioastronomia,  disse . "Os cientistas são altamente cético em relação a tais descobertas ... [que] todos os rajadas até agora tinha sido descoberto pelo telescópio Parkes era um motivo de preocupação. Agora, com a descoberta de uma explosão de Arecibo, estamos mais confiantes de que SBRF são fenômenos astrofísicos, e descobrindo e classificando-os deve ser uma prioridade de rádio observatórios astronômicos no futuro. "

As rajadas duram apenas uma fração de segundo, tornando-os difíceis de detectar, mesmo que eles ocorram cerca de 10.000 vezes por dia sobre o céu. De acordo com McGill, eles parecem ser originários de além da galáxia Via Láctea.

Esta última descoberta foi feita como parte da pesquisa de alimentação matriz Pulsar Arecibo L-Band, que está procurando pulsares e descobrir objetos raros para melhor estudo de nêutrons estrela física e das teorias da física gravitacional, o comunicado de imprensa afirmou.

Daqui para frente, os cientistas em várias instalações estão usando telescópios de rádio para detectar estas explosões na esperança de melhor compreendê-los.

O documento sobre esta observação foi publicado no Astrophysical Journal on-line  esta semana.
Do The Blaze

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.