Pular para o conteúdo principal

UFRN realiza Aula Magna com cientista do Prêmio Nobel de Física amanhã

Físico Peter Higgs
O cientista do Prêmio Nobel de Física que descobriu o Bóson de Higgs, também conhecido como “Partícula de Deus”, Gerard ‘t Hooft, é o conferencista da Aula Magna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que será realizada nesta quarta-feira, 19, às 9h, no auditório da Reitoria.

O evento que simboliza o início do ano letivo na Instituição tem como tema: “The Newly Discovery Higgs Particle” (A recém-descoberta partícula de Higgs). A conferência terá tradução simultânea para o português e conta com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz.

A teoria ganhou fama como a “Partícula de Deus” por permitir a união das moléculas. Para os estudiosos da Física, sem o Bóson de Higgs as partículas não se uniriam para formar átomos e moléculas. Assim, o mundo seria composto apenas de fragmentos espalhados e soltos, conforme os acadêmicos.

Bóson 
Os estudos sobre o bóson foram desenvolvidos na década de 1960 e seu precursor foi Peter Higgs. Na década de 1970, quando Gerard ‘t Hooft resolveu o problema matemático em relação à massa das partículas, as pesquisas e as buscas começaram a aumentar de volume.

O professor Gerard ‘t Hooft trabalhou diretamente na fundamentação do modelo do Bóson do Higgs, que estabelece um novo mecanismo de geração de massa para campos de Gauge sem prejuízo para as invariâncias da teoria. As pesquisas no Grande Colisor de Hádrons (LHC em inglês), na Suíça, comprovaram a existência da Partícula Higgs, que é um ingrediente básico da interação eletrofraca analisada com profundidade por ‘t Hooft em suas pesquisas.
Matéria da AGECOM UFRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio