CIÊNCIAS E A SAÚDE: Alimentos que auxiliam no combate ao stress


A alimentação influencia no funcionamento do sistema nervoso, dessa forma os alimentos que auxiliam no combate ao stress podem agir como calmantes para o nosso organismo. 

As propriedades dos alimentos podem alterar o humor além de combater o nervosismo e a fadiga, hábitos de vida saudáveis que incluem uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas garantem um combate às tensões do dia a dia.

Um cardápio rico em frituras, embutidos, alimentos industrializados e açúcares contribui para o surgimento de hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolêmica e doenças cardiovasculares. Uma alimentação saudável contempla uma variedade de frutas, verduras, legumes e cereais integrais que são verdadeiros aliados na manutenção da saúde.

Abaixo, especificaremos a função de alguns alimentos no combate ao stress:

Banana  – Por ser rica em potássio ela auxilia no equilíbrio do bom funcionamento do cérebro.
Alaface - A lactucina presente no talo da alface funciona como calmante, através do combate a irritação.
Espinafre  – O magnésio presente no espinafre participa da formação da serotonina que é um neurotransmissor presente no cérebro que auxilia no relaxamento corporal, possui também vitaminas e outros minerais (potássio e cálcio) que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Carne – A carne possui a niacina que é uma vitamina que combate a anemia, a depressão, os radicais livres, além disso, contribui para o bom humor.
Frutos do mar – Possui minerais que melhoram a memória, atenuam a fadiga e a ansiedade. Possui também ômega 3 e 6 que são ácidos graxos poli-insaturados benéficos para o coração.

Guia da saúde e alimentação

Comentários