“Por que a saúde de Apodi foi tão mal”? Questiona leitor


Bem sabemos que o mau funcionamento da saúde pública é uma questão generalizada no Brasil. Mas algo diferente acontece para que municípios que nem estão no mapa se destaquem, ficando em primeiro, como Lucrecia; sem royalties, com poucos recursos, de outros como o nosso, que segundo a FIRJAN é o terceiro melhor do estado, que ficou quase na rabeira da fila no quesito saúde pública; nunca é demais lembrar que Apodi recebe em média R$ 450 mil só em royalties por mês.

No entanto, leitores desse blog tem me levantado ao seguinte questionamento: Quais motivos poderiam ter levado Apodi a ficar em uma das ultimas posições em qualidade de saúde no estado do RN?

Eis uma questão não muito simples de responder, precisaríamos ter um conhecimento de causa maior sobre essa questão. Mesmo assim, em respeito aos nossos (as) leitores (as) podemos sugerir alguns palpites. Vamos aqui analisar três deles.

1 – Promessas de campanha não cumpridas: Não foram poucas as promessas de campanhas feitas em palanques pela atual gestão desse município que ficaram pelo meio do caminho. Unidades Básicas de Saúdes (UBS) não implantadas, programas que deixaram de ser cumpridos, deficiências em outros que estão funcionando, falta de transparência na aplicação dos recursos, etc.

2 – Gestões anteriores: Não podemos deixar somente a cargo da atual gestão municipal as mazelas herdadas de gestões de prefeitos passados.

Só a título de exemplo, o médico José Pinheiro, que mesmo tendo algum serviço prestado a essa comunidade, pouco fez de concreto pela saúde do nosso município ao longo de seus três anos de mandato, talvez pelo individual até tenha feito algo, mas pelo coletivo... Apodi não dispõe de um grande centro de saúde onde possamos fazer cirurgias, exames complexos, que possam receber médicos de qualidades.

Como esse ex-gestor falhou com relação à estruturação da saúde desse município. Aliás, a atual administração é uma continuidade ao que a gestões anteriores fizeram, ou seja, algo pelo individual; que não resolve e, praticamente nada pelo coletivo; que é o que resolve. Olhemos para doze anos atrás tudo está do mesmo jeito. Tem gente querendo um quarto mandato para corrigir seus erros.  Agora isso é com você.

Tudo isso sem contar que em gestões de governos estaduais do passados, esse município já teve a coordenadoria hospitalar do estado do RN nas mãos. Que oportunidade de ouro perdemos para ter melhorado a estrutura da saúde dessa cidade... Pois é, se isso não for fato, não sei mais o que pode ser...

 Prédio público onde funciona a secretaria de saúde, fechado e sem reforma
Prédio alugado onde funciona a secretaria de saúde
3 – Má gestão de recursos públicos: Para você ter uma noção do que digo o antigo prédio onde funciona a secretaria de saúde, está fechado e a secretaria passou a funcionar em prédio alugado, gastando verba pública que poderia está servindo para ser aplicada na melhoria do funcionamento do sistema de saúde Apodi. O antigo prédio foi fechado a negocio de um ano atrás, para uma reforma onde a justificativa é que o local passaria a funcionar o CEO (Centro Odontológico) e até essa altura, nem CEO, nem reforma, nem eu, nem trem, nem ela, nem nada.

Comentários

  1. realmente é um absurdo,tem que se pagar um alto aluguel a um radialista que antes fazia critica as administrações passadas e deixar um predio proprio fechado,quantos medicamentos que faltam para os mais pobres não daria para comprar mensalmente para o povo com esse recurso do aluguem SEM necessidade,o que ganha ai o povo e o que ganha ai a administração municipal.ja PENSARAM

    ResponderExcluir
  2. fui eleitora dessa prefeita para nunca mais.16 de março de 2012 18:08

    não estava sabendo desse desastre,pois como pode apodi ficar atras de municipios que nem tem iss,nem tem royaldes e nem icms de produção agricola e de pequenas industrias e com o fpm um trisquinho em relação a apodi?como pode.que vergonha gorete.

    ResponderExcluir
  3. FUNCIONARIO DA PREFEITURA16 de março de 2012 18:10

    NO PRIMEIRO MANDATO FICAMOS EM 154,NO MEIO DE 167 CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE,E NO SEGUNDO MANDATADO(QUE NÃO HAVERÁ,AONDE IAMOS FICAR,FORA DA LISTA????)

    ResponderExcluir
  4. Se Pinheiro teve três mandatos e não levou a saúde do município a lugar nenhum e ainda quer outro mandato, por que não Goreti mais quatro anos? Vou com gogo de novo.

    ResponderExcluir
  5. ex goretista forte,ex forte.16 de março de 2012 18:44

    NÃO VOTAREI MAIS COM GORETE,E OLHEM QUE NA MINHA FAMILIA ELA PERDEU MAIS DE 40 VOTOS ,QUE ELA NUNCA MAIS TERA DE GEITO NENHUM,ATE PORQUE SOMOS POBRES MAIS GOSTAMOS DE RESPEITAR A GENTE MESMO.APODI NÃO TEM NEM UMA AMBULANCIA NO MUNICIO E NEM NA MATERNIDADE,E SÓ VAI TER DO SAMU,PORQUE VÃO RECEBEREM 23 MIL REAIS POR MES PARA MANTEREM A AMBULANCIA E SE NÃO ESTALAREM DAQUI PARA O FINAL DO ANO PERDE, VIU.

    ResponderExcluir
  6. PMDBISTA desbotado para sempre16 de março de 2012 18:46

    vc que se diz verdinho,deve ser pelas notas verdinhas que recebi da prefeitura,pois defender assim,só sendo alto funcionario da prefeitura ou familiar de um deles,agora eu vote tambem mais nela,sou bacurau e não votarei vote vc e aproveite por essa ela nun ganha nem na china.

    ResponderExcluir
  7. esse blog hoje é o melhor de apodi,porque o cara é peitudo,honesto e quer o bem de apodi,vc anda vai ser meu vereador,aguardarei sua candidatura.

    ResponderExcluir
  8. mulher que não votara mais em mulher.16 de março de 2012 21:36

    faz vergonha,exames para seis meses,é isso que a secretaria municipal faz,só precisando para sentir na pele,olhem quantos dias a prefeitura tem atendimento ginecologico para as MULHERES,para a gente e a prefeita é mulher,portanto é vergonhoso e ainda vem um anonino com nome de verdinho,verdinho deve ser o cofre dele para fazer as consultas e examaes de sua familia particular,porque a gente estar a morrer a mingua,essa é a verdade,respeito a sra que votei na campanha passada,mais como prefeita e administradora é uma piada,só programas federais que vai para todas as cidades o resto é o que....administração só em radios,algumas da cidade,tentando enganar o povo,votarei flaviano nessa e não adiantam estarem tentando derrubar a candidatura do rapaz não,ele é candidato.

    ResponderExcluir
  9. essa é a cidade modelo,doido foi eu que votei nesse grupo por promessa de passagem de universitario de graça,talvez queira esse ano,agora mim peguem.

    ResponderExcluir
  10. http://187.60.79.2/dei/dorn/documentos/00000001/20120317/372437.htm


    R E S O L V E convocar e nomear, com observância da ordem de classificação, os candidatos relacionados nos Anexos III e IV, aprovados em concurso público realizado com fundamento no Edital n.º 001/2011-SEARH/SEEC,

    saindo a convocação do estado

    ResponderExcluir

Postar um comentário