Festa da Natureza

Chegando o tempo do inverno
Tudo é amoroso e terno
No fundo do pai eterno
Sua bondade sem fim


Sertão amargo esturricado
Ficando transformado
No mais imenso jardim
Num lindo quadro de beleza


Do campo até na floresta
As aves lá se manifestam
Compondo a sagrada orquestra 
Da natureza em festa


Tudo é paz tudo é carinho
No despertar de seus ninhos
Cantam alegres os passarinhos

O camponês vai prazenteiro

Plantar o seu feijão ligeiro
Pois é o que vinga primeiro
Nas terras do meu sertão

Depois que o poder celeste

Mandar a chuva pro nordeste
De verde a terra se veste
E corre água em borbotão


A mata com seu verdume 
E as fulô com seu perfume 
Se enfeita com vagalumes 
Nas noites de escuridão


Nesta festa alegre e boa 
Canta o sapo na lagoa
O trovão no ar reboa


Com a força desta água nova
O peixe e o sapo na desova
O camaleão que se renova
No verde-cana que cor


Grande cordão de borboletas 
Amarelinhas brancas e pretas
Fazendo tanta pirueta
Com medo do bentiví


Entre a mata verdejante
Seu pajé extravagante
O gavião assartante
Que vai atrás da jurití


Nesta harmonia comum
Num alegre zum zum zum
Cantam todos os bichinhos...

Gereba e Patativa do Assaré

Comentários

  1. O Texto de Patativa do Assaré , fala sobre uma festa bonita e diferente de ver , A Festa da Natureza , onde a música sãos os lindos sons pela qual os pássaros efetuam , Os sapos grasnam e por ai vai ... Ainda sim o texto fala sobre a rica fauna e flora brasileira , pedindo até que a chuva venha para deixar tudo mais verde...

    Lauro Neto - N°13 [7°Ano-CLPP]

    ResponderExcluir
  2. O Texto de Patativa do Assaré,fala da realidade do Nordeste,pois quando o inverno chega tudo fica em clima de festa, a floresta se veste de verde, as aves e os animais é só felicidade como tambem a abundancia de alimentos que a natureza da.


    pedro henrique-Nº26(7ºano-CLPP)

    ResponderExcluir
  3. O texto de Patativa do Assaré fala sobre os meios Biomas: Fauna e Flora. Cita a realidade do nordeste Brasileiro, a riqueza da vegetação, plantio e colheita, falta de água no sertão, inverno e relação entre os seres desse ecossistema.A relação entre os mesmos formam um ecossistema rico e bem desenvolvido. A harmonia dos seres desta região, enfim, tudo está interligado... é uma verdadeira "Festa na Natureza"! Luiz Eduardo-n°20(7°ano-CLPP).

    ResponderExcluir
  4. O texto de Patativa do Assaré , trata se do nosso bioma que todos nós sabemos o sertão com o sol muito quente e poucas chuvas e plantações que morrem por não suportar o calor enfim:quando chove no sertão é uma festa, plantas se veste de cor verde animais,aves e insetos festejam muito a final que e que ñ gosta de uma chuva para passar o calor pelo menos eu gosto e você? esse foi meu comentario. LUCAS GUSTAVO NÚMERO:19(7ANO-CLPP).

    ResponderExcluir
  5. O texto de Patativa do Assaré,trata do nosso bioma caatinga,nós periodos de chuva deixa o nosso solo em festa com vegetações verde e animais.Com a força desta água tudo se desenvolver.
    Wênia Christina Número:31(7ANO-CLPP).

    ResponderExcluir
  6. O texto Patativa do Assaré,e muito interessante e informativo pois fala de um tipo de bioma sua vegetação,os tipos de animais encontrados nela.Realmente e uma vesta de variação de bichos.As plantas como diz se vestem de verde,pois la o clima e quente,e quando chove e bom para os bichos e a plantação,pois la não chove regulamente,e muito pouco.Amei esse texto muito legal e esse e meu comentario.Geórgea Lidyce,número 8,(7ano).

    ResponderExcluir
  7. O texto" Festa da Natureza", fala sobre a fauna e a flora nordestina,retratando assim, o nosso bioma, um sertão castigado pelas secas, mas que ao chegar na época do inverno se enche de esperança e alegria.O camponês planta o feijão com muita satisfação, a mata se torna verdejante e todos os animais ficam em festa em perfeita harmonia. LÍLIAN TAINÁ Nº15 (7ºANO- CLPP)

    ResponderExcluir
  8. O texto de Patativa do Assaré,fala do bioma da CAATINGA(o nosso).Na letra do texto ele diz que quando chega a chuva no sertão é uma festa,pois a fauna se enche de alegria e a flora fica colorida,fazendo do sertão uma verdadeira festa da natureza.(Victor Wesley,N°29,7º ano).

    ResponderExcluir
  9. o texto"festa da natureza",fala do bioma nordestino,a caatinga,que é um bioma rico em espécies de animais,algumas até endêmicas,ou seja que só existem naquele local.a caatinga é um bioma que de serta forma parece ser triste quando não chove,mas quando chove parece que uma festa de alegria se espalha pela floresta,trasendo um verde radiante a mata e uma felicidade aos animais.Layla Carvalho n°15(7°ano-clpp)

    ResponderExcluir
  10. O Poesia de Patativa do Assaré fala da caatinga que um dos biomas Brasileiros,la não chove regularmente e isso deixa as plantas e os animais fracos e quando chove toda a Fauna e Flora fica "alegre" ou seja verde e forte.Guilherme Praxedes n°9(7° Ano-CLPP)

    ResponderExcluir
  11. O texto De Patativa do Assaré fala de quando chega o inverno no nordeste é motivo de alegria, pois todas as plantas ficam verdes e a paisagem fica mais bonita, até as aves ficam mais alegres com o clima de paz no local onde eles estão. Os agricultores festejam com a chegada do inverno, pois pode cultivar mais terras do sertão, as flores perfumam a paisagem e os vagas lumes colorem a escuridão, as borboletas dão o tom com suas asas coloridas. Neilton Junior Nº03 (7º ANO - CLPP)

    ResponderExcluir
  12. ele fala de um bioma castigado pelas secas e pelos períodos de falta de agua e por ter mencionado o nordeste e o sertao nos leva a crer que ele está falando da caatinga bioma típico do nordeste e do sertao
    lucas benjamim ano 7 n16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no poema de Patativa do Assaré fala sobre o (nosso bioma a CAATINGA)ele fala a verdade que é quando as chuvas cheguão a flora que parecia mota se enche de vida e a fauna que parece que não tem aparece feliz da vida

      Aluno:JOÃO PEDRO N°11
      Ano:7° ANO(CLPP)

      Excluir
  13. Gabriela Cândida5 de março de 2012 06:18

    O poema do Patativa do Assaré,cita a região nordestina com sua fauna e sua flora,o poema fala das riquezas naturais que existem no nordeste,e entre essas riquezas tem-se a vegetação,a coilheita,e entre outros.E quando o inverno está chegando no nordeste tudo vira uma grande festa, pois é bastante difício chover lá na região nordestina,e por isso que o nome do poema tem tudo a ver com o poema pois o nome do festa da natureza.

    Gabriela Cândida,numero 07 (CLPP).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos vinicíus
      Eu achei bastante agradável o poema lembra bem todo o sertão brasileiro, resuscita a nossa querida caatinga.Que é um dos meus biomas favoritos por causa das especies de animais e diversas plantas do nosso nordeste

      Excluir
    2. rafael vitor
      O poema é muito bom ele fala sobre a fauna e a flora é muito interessante,pois fala sobre a caatinga e sobre alguns animais da fauna brasileira e é muito bonita a vegetação.

      Excluir
  14. o poema de patativa do assare fla que quandochovo nao so os animais como tabem os agricultores entao o titulo tekm aver com o texto pos estar dizendo que quando chove tem festa na natureza.

    hellen hallany,Nº10(clpp)

    ResponderExcluir
  15. o texto "festa da natureza" fala sobre o nordeste , sua fauna sua flora o tipo de vegetação o seu bioma que é: a caatinga entre outros... fala tbm *Como diz o título* quando vem chegando o tão esperado inverno tudo começa a ficar mais bonito e então é motivo de festa para todos, as plantas ficam mais verde os animais mais alegres, e é então que percebemos realmente a beleza do NORDESTE.
    Virginia Eduarda CLPP - 7° ano , n° 30 *

    ResponderExcluir
  16. Como patativa descreveu essa transfoaçao

    ResponderExcluir

Postar um comentário