Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS E A SAÚDE: Apodi tem muitos casos de cães com Calazar, diz veterinário


Segundo o veterinário Polastry, Apodi passa por um grande surto de Calazar. Em cada nove cães examinados, sete estão infectados, ainda de acordo com dados repassado pelo veterinário.

Calazar, também conhecida com Leishmaniose, que durante muito tempo era restringida ao protozoário, que é o agente causal da doença, ao mosquito transmissor e aos animais das matas, seus hospedeiros definitivos principalmente os roedores.

A transmissão da doença se verifica por meio da picada de um mosquito da espécie Phlebotomus intermedius, popularmente conhecido como mosquito palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem.

O Calazar faz cerca de 500.000 vítimas a cada ano, afetando principalmente a Índia, África, Brasil e alguns países do mediterrâneo. No ser humano, a doença é tratável com o uso de medicamentos, em especial se tratada cedo, porém o cão, como medida preventiva deve ser sacrificado.

A prevenção é o melhor remédio.  Para prevenir o Calazar é necessário combater ao inseto adulto e aos criadouros, com inseticidas, o uso de telas nas janelas, o uso de repelentes para impedir as picadas do mosquito palha e o principal é evitar circular em ambientes de mata fechada.

Não deixe de examinar seu cão para verificar se ele está infectado para que as medidas cabíveis sejam tomadas. 

Comentários

  1. lendo o blog dos veradores fiquei surpreso com esta notícia
    Projeto de Lei 081/2011 – De autoria do poder executivo

    Autoriza o poder municipal a abrir credito adicional especial até o limite de R$ 489 mil reais para construção de uma quadra em nosso município, na escola Lindaura Silva.

    APROVADO de forma unânime.Quem foi a conferenci do PROERD
    Lembra que o Secret´rio Veira falou do projeto aprovado pelo governo federal? questionei porque não na Escola Loudes Mota e ele alegou que foi exigido uma metragem e era superior ao espaço da quadra cconstruida e ai???

    ResponderExcluir
  2. a atenção basica de saude inclui essa doença,portanto é obrigação dos municios brasileiros cuidar disso,pesquizem :municipios no brasil que combatem calazar,no google,apodi é brasil?o povo que pague o preço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E Alanzinho inaugura a primeira grande obra do seu governo

Uma vez a praça pronta - a parte mais difícil, diga-se de passagem - um parque viria complementar tão grandiosa obra.
A bacurauzada (como é conhecida a militância do PMDB por aqui) do Apodi vai, hoje (21), esquecer a praça, se regozijar e irá focar todo seu olhar, carinho e atenção no parque. Muito bonito, por sinal. Com certeza garantia de muitos sorrisos nos rostos das crianças daqui para frente. 
O Governo Alan Silveira (Alanzinho - como é carinhosamente chamado), inaugurará o parquezinho infantil da praça no dia de hoje. A primeira obra do seu governo. Muito bom para início. Vão logo começando a contar, temos certeza que muitas outras virão. Parabéns prefeito.

Zé Maria anuncia rompimento com o grupo do PCdoB

A partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB. Tivemos um grupo até ganhar a eleição, depois, o boicote e o isolamento promoveu o desgaste”. Com essas palavras o ex-prefeito do Apodi, José Maria da silva, anunciou a esse blogueiro em entrevista na noite de ontem (29), o rompimento com o grupo do PCdoB aqui do Apodi.
Zé Maria nos afirmou que algumas pessoas estão achando, por exemplo, que a indicação do hospital foi um consenso de toda a oposição. Mas ele afirma que não foi bem assim. “Gostaria de esclarecer que não tive nenhuma participação nessa indicação. Eu, com o apoio de todos os vereadores de oposição, estava definindo um nome, porém a liderança do PCdoB não respeitou e fez a indicação de maneira isolada, desrespeitando a todos nós”, explicou Zé Maria. “Diante disso e de outras situações desagradáveis que passei (sem externar, em defesa da unidade), a partir de agora não partilharei de nenhum projeto ao lado do PCdoB”, continuou. “Tivemos um grupo até ganh…

POLICIAL: Assalto no sitio Santa Cruz

Hoje (07), pela manhã, um assalto foi registrado no Sítio Santa Cruz, zona rural do Apodi.
Dois jovens estava visitando o sítio e tiveram sua moto Honda/CG 125 FAN KS, Placa NNZ6574 de cor vermelha, Apodi subtraída quando retornavam à cidade. 

Segundo informações, os assaltantes não exibiram armas, só insinuaram que estavam armados botando a mão no bolso. Quem tiver informações da moto com as credenciais acima acionar a polícia.