Pular para o conteúdo principal

Os maiores açudes do Nordeste

Barragem armando Ribeiro atinge capacidade máxima

A rede de açudes do Nordeste é uma das maiores do planeta. Os açudes se multiplicaram com métodos construtivos cada vez mais avançados. Vejamos alguns, acima de 100 milhões de m³ acumulados, verdadeiros mares interiores:

Aires de Souza, CE (104 milhões de m³),
Saco II, PE (124 milhões m³),
Cedro, CE (126 milhões m³),
Pompeu Sobrinho, CE (143 milhões m³),
Caxitoré, CE (202 milhões m³),
Serrote, CE (250 milhões m³),
Acauã, PB (250 milhões m³),
Eng. Ávidos, PB (260 milhões m³),
Gal. Sampaio, CE (320 milhões m³),
Pentecostes, CE (400 milhões m³),
Boqueirão, PB (420 milhões m³),
Pedra Branca, CE (425 milhões m³),
Serrinha, CE (500 milhões m³),
Poço da Cruz, PE (504 milhões m³),
Epitácio Pessoa, PB (536 milhões m³),

Barragem de Santa Cruz, RN (600 milhões de m3)
Araras, CE (1,0 bilhão de m³),
Coremas-Mãe d´água, PB (1,4 bilhão m³),
Banabuiú, CE (1,7 bilhão),
Barragem Armando Ribeiro, RN (2,4 bilhões),
Orós, CE (2,5 bilhões),
Castanhão, CE (6,7 bilhões).

Comentários

  1. DIZEM AS MÁS LINGUAS QUE ESSA AGUA TODA BENEFICIA MAIS AOS "HOMII" GRANDE NO NORDESTE SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. Tôda essa água, distribuida de forma racional, através de canais e/ou adutoras, sem desperdícios, resolverá o problema da falta d'água no NE.
    A obra da Transposição é um investimento absurdo e inviável quanto à sua operacionalidade, estando sendo executada a toque de caixa, sem projetos, na tora,
    Renato Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agua é só dos coroné. Agua tem só mal distribuida. O governo faz a obra é dá pros coroné vigia.
      É a raposa tomado conta do galinheiro.

      Excluir
    2. A agua é só dos coroné. Agua tem só mal distribuida. O governo faz a obra é dá pros coroné vigia.
      É a raposa tomado conta do galinheiro.

      Excluir
  3. É dos coroné, das famia magalhães e sarnei.

    ResponderExcluir
  4. Só engenheiros idiotas projetam essa maluquice da tranposição do rio São Francisco.
    Canais?????? Se fosse transportada em tubulação de aço, já estaria pronta. Temos idiotas como governantes, que tem assessoria do mesmo quilate,

    ResponderExcluir
  5. DEIXE DISSO GEUDICE. NÃO FIQUE COMENTANDO TAL ASNEIRA. ACABOU-SE O TEMPO DOS CORONEIS. A ÁGUA HOJE É DISTRIBUÍDA PARA IRRIGAÇÃO NOS PERÍMETROS E ELES PERTENCEM A PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES. ACABE COM ISSO! HOMI, DEIXE A ÁGUA EM PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Ao invés de criticar, vamos pedir a Deus que essa obra seja concluida!

      Excluir
    2. Mas que a turma do Sarney é um bando de coroné, isso é!

      Excluir
    3. O pior que desses açudes que está na lista não tem nem um no Maranhão(famya Sarney) e nem um na Bahia(famya Magalhães). Também a água é distribuída para irrigação, como disse o Edilton Saldanha e para o abastecimento de água potável da população.

      Excluir
  6. Eu amo demais as águas; fico maravilhado com a beleza desses açudes. Eu louvo a o Senhor Deus que tem despertado esses governantes para construir esses mananciais belíssimos; Deus é lindo! Esse açude Castanhão é uma das maravilhas de Deus, a honra e a glória é dEle.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico maravilhado com esses mananciais; Esse açude Castanhão é uma das maravilhas de Deus. Obrigado Senhor, pelas tuas bençãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hein? deus?? achei que esse açude era obra dos seres humanos..

      Excluir
  8. A maioria desses que dizem que a obra é desnecessária desconhece a realidade ou é apenas um dequeles que costuma falar pelos cotovelos.

    ResponderExcluir
  9. GOVERNANTES PARAIBANOS,façam projetos para que a agua do sao francisco percorra o rio espinharas e rio sabugi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

APODI: Mulher dá a luz a uma Criança dentro de um carro

Há tempos prometi para mim mesmo deixar de falar aqui sobre os desmandos do Apodi. Tenho cumprido. Mas, hoje um fato me chamou atenção e é impossível não narrá-lo aqui.

Desde que convênio entre a PMA e a maternidade Claudina Pinto do Apodi deixou de existir, mães de Apodi, bem como de outros municípios que usavam os serviços da maternidade, ficaram um tanto quanto órfãos no que diz respeito à natalidade.
Na tarde deste domingo, 08, um fato triste se deu aqui em Apodi com relação a natalidade. Uma mulher deu a luz dentro de um carro aqui na cidade do Apodi. Um fato triste. Como a maternidade Claudina Pinto faz falta a uma população de 35 mil habitantes e para a região. Lamentável que, na atualidade, isso é considerado  agora normal, uma mãe parir dentro de um carro. Até algum tempo não era normal. Se acontecesse o mundo caia.
Que triste. Vir ao mundo em um carro? Acho que todos tem direito de nascer dignamente. Que saudade da atuação daqueles justiceiros que fizeram grande manifestação co…

APODI: DNIT quer demolir residência e desapropriar moradores que se encontram as margens da BR 405 no Distrito de Melancias

D. Mariana Carvalho, que mora no Distrito de Melancias, zona rural do Apodi, Oeste do RN, está aflita. Está prestes a perder sua residência e ser desapropriada.
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pr. Gilberto de uma congregação do Distrito.

D. Mariana nos conta que há 01 ano recebeu uma visita do DNIT, notificando sua residência e a residência do Pr. Gilberto. O DNIT alega que sua casa e a do pastor na na área territorial do DNIT.
Ora, qual é esse critério do DNIT para decidir a esse respeito? Dezenas de centenas de casas em Melancias encontram-se as margens da BR 405. Muitas distantes, 05, 07, 10 metros da BR. Em Apodi mesmo, inúmeros estabelecimentos comerciais e casar estão praticamente dentro da BR 405.
Segundo nos relatou D. Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o Distrito de Melancias. Bem mais distante que diversas outras casas e estabelecimentos comerc…

INCIDENTE: Motorista mergulha carro da prefeitura do Apodi em rio