domingo, 5 de junho de 2011

CIÊNCIAS E A SAÚDE: A poluição sonora pode levar a surdez

Buzinas e sirenes gritando, ruídos de motocicletas e carros, televisão ou rádio ligados no último volume... Fique alerta, pois esses e outros barulhos podem, além de contribuir para a perda auditiva, também provocar problemas digestivos, neurológicos, mudanças de comportamento, alterações do sono, estresse e problemas de comunicação. 

O ruído de um aspirador de pó ou de um liquidificador, (que é de 90 decibéis – limite de tolerância de uma orelha normal) já pode estar prejudicando suas orelhas. O pior é que as pessoas estão constantemente expostas a ruídos muito mais intensos, como os sons de buzinas de automóvel (110 dB), motor de motocicleta (120 dB) e decolagem de avião a jato (150 dB). Em danceterias, por exemplo, o som pode chegar até 142 dB, ou seja, maior que o ruído produzido por um carro de corrida, de 120 dB.

Quem costuma escutar música num volume muito alto, como a 105 dB, não deve ficar mais do que 30 minutos por dia com o aparelho na orelha. Se você está usando o walkman e não consegue escutar o que as pessoas estão falando à sua volta, é sinal de que o som produzido pelo aparelho está na casa dos 70 ou 80 dB (já que uma conversação normal pode ter um tom de 50 a 60 dB).

Se a música dowalkman for escutada por outras pessoas que estão próximas de você, é porque o volume do som já alcançou um limite de ruído prejudicial às orelhas. A perda auditiva causada pelo uso prolongado do walkman é acumulativa e os danos não são percebidos inicialmente.

O médico otorrinolaringologista Cícero Alves comenta que em seu consultório é mais comum receber profissionais que trabalham em locais barulhentos e que reclamam de problemas auditivos, mas também recebe pacientes, principalmente adolescentes, que se queixam de zumbidos após terem ido a um show, quem usa prolongadamente walkman, por exemplo. Cuide-se.
IDEC.com

Um comentário:

  1. Meu caro Toinho, será que é possivel vc publicar o ato de violencia ocorrido na Eua; Padre Benedito Alves por volta das duas e vinte da manhã de hoje, um policial quebrou a porta de sua resindencia, o quadro de energia, o quadro de agua depois sacou a pistola e disparou varios disparos, uma violencia assutadora. Em nome de todos os moradores da rua; Padre Benedito Alves, Publique essa notícia...

    ResponderExcluir